Especial Setembro Amarelo

10 | 09 | 2021
Alimentos
Saúde

Conheça alimentos que ajudam a combater ansiedade e depressão

 

O dia 10 de setembro é considerado o Dia de Prevenção ao suicídio e integra à Campanha nacional “Setembro Amarelo”.  

Com a pandemia da Covid-19, o número de depressão e ansiedade na juventude dobraram em comparação ao período pré-pandemia. De acordo com uma pesquisa canadense da Universidade de Calgary, “um em cada 4 adolescentes em todo o mundo está experimentando sintomas de depressão e 1 em cada 5 jovens está experimentando sintomas de ansiedade”.  

Durante o mês de setembro, os poderes públicos, bem como instituições públicas e privadas, desenvolvem ações de conscientização para prevenção ao suicídio.  

“Tanto a depressão quanto a ansiedade devem receber a devida atenção a partir do momento que os sintomas começam a impactar nossa rotina nos impedindo de realizar atividades que antes eram prazerosas. Sentir tristeza faz parte do ser humano, no entanto, se essa tristeza for profunda e acompanhada de outros sinais, como: alterações no sono, na alimentação, no humor, entre outros, esse pode ser um quadro de depressão clássica, por isso, é necessário buscar ajuda profissional”, explica a psicóloga Mariana Rossi.  

Alimentos que auxiliam no combate da depressão e ansiedade

O filósofo Hipócrates, conhecido como pai da medicina, já dizia: “que seu alimento seja seu remédio, que seu remédio seja o seu alimento”, sendo assim, existem alguns alimentos que podem agir no organismo para combater sintomas de ansiedade e depressão, contribuindo com a liberação de hormônios de bem-estar e alegria. 

É o caso da banana, mel, leite e derivados, amendoim, amêndoa, abacate e chocolate rico em cacau (opte pelas versões sem açúcar ou 70% cacau). Para melhorar a ansiedade, existem alguns chás que podem aliviar os sintomas, como a folha de melissa e de maracujá.

“O consumo desses alimentos pode ajudar na prevenção e no tratamento da depressão e ansiedade. Estudos evidenciam que a fisiopatologia desses transtornos tem relação com disfunção de neurotransmissores, por exemplo, a serotonina 5-HT, que tem papel importante na regulação dos processos de comportamentos e emoções, na modulação e motilidade gastrointestinal, regulação hidroeletrolítica, balanço energético e outros. Sendo assim, os níveis baixos de serotonina podem contribuir para o aumento da ansiedade e depressão”, explica a coordenadora de nutrição clínica da Sapore, Gabriela Caldas.  

Episódios depressivos e crises de ansiedade podem deixar as pessoas sem energia, com humor afetado, falta de interesse, além dos sintomas físicos, como: dor de cabeça, fadiga, tontura, entre outros. Para combater esses sintomas, além do consumo frequente desses alimentos, é importante manter hábitos saudáveis, principalmente, realizar exercícios físicos. A nutricionista explica: 

“A alimentação adequada e a prática de atividade física regular são medidas não farmacológicas para uma boa saúde mental. A alimentação influencia na saúde mental, através dela é possível uma melhora do quadro geral”.  

Outro ponto importante é evitar alimentos com gorduras trans, bebidas alcóolicas e excesso de cafeína. O importante é manter um estilo de vida saudável e fazer atividades que proporcionem alegria. 

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Concordo que meu comentário será aprovado por um administrador da página

Comentarios

Gildenice
Chá de camomila com leite ninho ajuda no sono
Gildenice
O chá de melissa é muito bom mesmo,calmante e ajuda no sono

Tags

Receba novidades por e-mail


    Declaro que li e estou de acordo com a política de privacidade

    Assuntos relacionados