Dicas para uma alimentação saudável durante o outono e inverno

7 dicas para manter uma alimentação saudável durante o outono e inverno 

Manter uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas, proteínas e fibras é fundamental para uma vida saudável. No entanto, existem situações que podem nos causar mais fome, muitas vezes relacionadas a diversas causas, especialmente durante as temperaturas mais frias do outono e inverno. 

Isso ocorre porque nosso corpo entende que precisa se manter aquecido e, para isso, necessita de energia. Mas como ele produz energia para se manter aquecido? Com alimentos ricos em carboidratos, que são convertidos em energia.  

É nesse momento que frequentemente surge o desejo de consumir alimentos ricos em gorduras e sódio. Segundo Jacielen Larroza, nutricionista e gerente de produção hospitalar da Sapore, esse comportamento é normal e é possível manter uma alimentação equilibrada com alimentos leves, como:

  • Caldos e sopas
  • Chás
  • Grãos
  • Leguminosas
  • Vegetais de raiz

A importância de manter uma dieta equilibrada está relacionada ao cuidado com o fortalecimento do nosso sistema imunológico. Quando consumimos esses alimentos saudáveis, atendemos às necessidades do nosso corpo para produzir energia e nos manter aquecidos de maneira mais saudável 

Não há um alimento específico que deva ser consumido mais ou menos durante essas temperaturas, mas devemos evitar ou consumir em menor quantidade alimentos fritos, muito salgados e doces em excesso 

Veja algumas substituições que podem ajudar a evitar o consumo excessivo de alimentos gordurosos: 

  • Chocolate: troque por frutas secas e desidratadas
  • Biscoitos doces e salgados: troque por pães com ovos ou mingau de aveia com canela
  • Cappuccino ou chocolate quente: troque por uma receita feita com café sem açúcar, mel e uma bebida vegetal de sua preferência, como leite de soja

Para ajudar a manter uma alimentação saudável, separamos 7 dicas para seguir durante os dias mais frios. Confira: 

1. Escolha alimentos nutritivos e saciável:  

  • Opte por sopas e caldos ricos em vegetais de raiz (batata-doce, cenoura, nabo, beterraba e inhame) e crucíferos (brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas e repolho), proteínas magras (frango, tofu e até carne vermelha magra) e grãos integrais (aveia, quinoa, cevada e arroz integral). Eles são quentes, satisfatórios e podem ajudar a controlar o apetite. 
  • Leguminosas: feijões, lentilhas e grão-de-bico são ricos em fibras e proteínas, ajudando a manter a saciedade por mais tempo.  
  • Grãos integrais: arroz integral, quinoa, aveia e outros grãos integrais fornecem energia sustentada e são mais saciáveis do que os refinados. 

2. Incremente a ingestão de proteínas:  

  • Proteínas magras: peito de frango, peixes, ovos, leguminosas e laticínios com baixo teor de gordura ajudam a prolongar a sensação de saciedade. 

3. Aumente o consumo de fibras:  

  • Frutas e vegetais: maçãs, peras, cenouras, brócolis e espinafre, por exemplo, ajudam a regular o apetite.   
  • Sementes e nozes: chia, linhaça, nozes e amêndoas são ricas em fibras e gorduras saudáveis.

4. Beba líquidos quentes e hidratantes:  

  • Chás de ervas: chás sem cafeína, como camomila, hortelã e rooibos (planta africana conhecida também como chá vermelho), ajudam a aquecer e a controlar a fome entre as refeições.
  • Água: mesmo no inverno, precisamos beber água para manter o corpo hidratado.

5. Faça refeições menores e frequentes:

  • Comer pequenos lanches saudáveis entre as principais refeições pode ajudar a controlar a fome e evitar excessos. Escolha opções como frutas, iogurte natural, vegetais crus como: homus (pasta a base de grão de bico) ou uma pequena porção de nozes.

6. Mantenha-se ativo:

  • A atividade física regular pode ajudar a controlar o apetite e melhorar o humor. Mesmo durante o inverno, tente incluir caminhadas, exercícios em casa ou outras atividades físicas na sua rotina. 

7. Controle os desejos por alimentos confortáveis:

  • Sim, é difícil evitar as massas e sobremesas. Porém é possível optar por versões mais saudáveis como macarrão de trigo integral com molho de tomate ou sobremesas à base de frutas e iogurte. Mas, permita-se um pequeno prazer ocasional, mas com moderação. Isso pode ajudar a evitar sentimentos de privação e compulsão alimentar. 

Ao seguir essas dicas, você pode garantir que sua alimentação durante os meses mais frios seja nutritiva, equilibrada e reconfortante. 

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Concordo que meu comentário será aprovado por um administrador da página

dezesseis − três =

Tags

Receba novidades por e-mail


    Declaro que li e estou de acordo com a política de privacidade

    Assuntos relacionados