Conheça os hábitos que garantem mais qualidade de vida

O Dia Nacional da Saúde é comemorado todo dia 5 de agosto no Brasil. A data tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância da educação sanitária, além de incentivar a adoção de novos hábitos para garantir mais saúde.

Outro objetivo da data é de homenagear e recordar a vida de Oswaldo Cruz, pioneiro no estudo de doenças tropicais e responsável por conduzir diversas campanhas de combate a epidemias na época que atuava como médico. O dia 05 de agosto, inclusive, é a data de nascimento de Oswaldo Cruz (05 de agosto de 1872).

 

Mas, afinal, o que é saúde?

O termo ‘saúde’ se refere ao equilíbrio do organismo, refletindo no bem-estar e qualidade de vida. Esse equilíbrio é criado através de diversos fatores, principalmente, pela alimentação. Por isso, é importante consumir: proteínas, carboidratos de qualidade, gorduras boas, água, vitaminas e micronutrientes. Mas, só isso não é suficiente para garantir a saúde, também é necessário ter um bom descanso (dormir bem), praticar exercícios físicos, cuidar da higiene pessoal, ter momentos de lazer, adotar um hobbie, rir, viajar e ter experiências prazerosas.

 

Como adotar hábitos saudáveis?

Um estudo recente de Jane Wardle, do University College de Londres, publicado no European Journal of Social Psychology afirma que para transformar um novo objetivo ou atividade em algo automático, de tal forma que não tenhamos de ter força de vontade, precisamos de 66 dias.

Dessa forma, a repetição diária das mesmas ações acaba criando novos hábitos. Segundo o dicionário, hábito nada mais é que “uma rotina de comportamento que se repete regularmente e tende a ocorrer subconscientemente”. 

Uma forma eficaz de adotar novos hábitos é fazer uma lista com as novas atitudes que deseja tomar e colocar em prática, por mais difícil e desafiador que pareça. Confira alguns hábitos que podem melhorar sua saúde:

  • – Pratique exercícios físicos – encontre uma atividade que te dê prazer e se movimente!
  • – Durma bem – tente ir para cama todos os dias no mesmo horário e ter, pelo menos, 7 horas de sono
  • – Coma frutas e vegetais todos os dias!
  • – Tente meditar – a meditação ajuda a acalmar a mente e a melhorar a concentração
  • – Procure algum hobbie – viajar, tocar algum instrumento musical, ler, assistir filmes, cozinhar, seja qual for a atividade que te deixe feliz, faça!
  • – Tenha pessoas positivas ao seu redor – o seu círculo social precisa apresentar pessoas de bem com a vida! Essa energia é contagiante
  • – Beba muita água!
  • – Cultive bons sentimentos – amar, demonstrar afeto, carinho e ter relacionamentos saudáveis também contribuem para saúde!

 

Com informações de: https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-da-saude/ 
https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2020/03/quem-foi-oswaldo-cruz-um-dos-maiores-sanitaristas-brasileiros.html 

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Concordo que meu comentário será aprovado por um administrador da página

Assuntos relacionados