A estação mais fria do ano começa no dia 21 de junho e termina em 22 de setembro de 2021. Durante o inverno, procuramos por ambientes acolhedores e comidas quentinhas para nos aquecer e garantir aquela sensação de bem-estar.
É comum, durante o frio, sentir mais fome e buscar alimentos mais quentes para esquentar o organismo, por isso, a Sapore, especialista em alimentação, trouxe três receitas de caldos para trazer conforto ao paladar.
Esse tipo de alimento é muito consumido nessa época do ano e além de fácil de preparar, os caldos reúnem vitaminas e nutrientes, já que geralmente são feitos com legumes e verduras. Anote aí:
Porções: 5-7
Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho rapidamente. Acrescente as cenouras e cerca de 1 litro e meio de água, junte o sal, a pimenta e todos os outros temperos que você escolheu, exceto o gengibre.
Cozinhe até que as cenouras estejam macias. Retire as cenouras da panela com uma escumadeira, coloque no liquidificador e aos poucos, com uma concha, acrescente a água temperada do cozimento, bata até atingir a cremosidade ideal, nem muito rala, nem muito espessa.
Adicione o gengibre ralado, também aos poucos, e prove a cada adição para ir sentindo o gosto, pois o sabor do gengibre é bem forte e dessa forma evita-se que se sobreponha ao sabor dos outros ingredientes. Quando atingir o sabor desejado, leve ao fogo novamente para esquentar, sirva em seguida com os croutons de canela.
Porções: 5-7 porções
Aqueça uma frigideira e coloque as rodelas de linguiça. Refogue levemente até dourar, escorra o excesso de óleo e reserve.
Em uma panela grande aqueça o azeite e refogue o bacon até dourar, em seguida adicione a cebola e refogue até murchar. Acrescente 6 xícaras (chá) de água quente e a folha de louro.
Coloque as batatas e cozinhe por cerca de 20 minutos ou até que estejam macias. Retire-as com uma escumadeira, amasse com um garfo e retorne para a panela. Coloque o orégano, a couve, a linguiça reservada e cozinhe por cerca de 10 minutos ou até que a couve esteja macia. Polvilhe a cebolinha verde e sirva a seguir.
Porções: 5-7
Refogue a cebola até ficar dourada. Prepare o caldo de legumes e aqueça-o. Adicione a abobrinha e a cebola (deixe 4 rodelas para acompanhamento).
Esfregue uma frigideira com o dente de alho e, em seguida, coloque um fio de azeite.
Coloque o pão por cima para torrá-lo e triture a sopa em um liquidificador (corrija o tempero, se necessário).
Coloque um fio de azeite e grelhe as rodelas de cebola em uma frigideira. Sirva a sopa com a rodela de cebola grelhada por cima, a fatia de pão e finalize com um fio de azeite.
Coloque os cubinhos de pão em uma tigela e polvilhe com a canela, sacuda um pouquinho o recipiente para que o pão seja bem envolvido pela canela.
Em uma frigideira aqueça a manteiga até que derreta, mas cuidado para não queimar.
Junte os cubinhos de pão polvilhados com a canela e vá mexendo de vez em quando com uma espátula até que fiquem crocantes.