O Brasil é um país de tamanho continental com diversas regiões, cada uma com seus costumes e tradições, o que faz com que a culinária brasileira se torne uma das mais ricas do mundo. 

Para aproveitar o feriado da Independência do Brasil, trouxemos algumas receitas tipicamente brasileiras para você aproveitar essa data. 

 

Tacacá

Ingredientes

2 litros de tucupi

2 maços de jambu

500g de goma de tapioca

500g de camarão seco

1 cebola em pedaço

5 pimentas de cheiro

1 maço de chicória

Sal a gosto

5 dentes de alho

1 maço de cebolinha picada

 

Modo de preparo

Coloque o tucupi para ferver, depois de levantar fervura comece a colocar a pimenta de cheiro, a cebola, a chicória, a cebolinha e o alho.

Deixe ferver mais um pouco. Enquanto isso, prepare a goma de mandioca.

Coloque mais ou menos um litro de água numa panela e ponha no fogo. É preciso derreter a goma em um copo com água antes de jogá-la na panela. E só um detalhe: não pode parar de mexer. Em poucos segundos a mistura engrossa.

Deixe descansando e siga novamente para o caldo do tucuxi.

Desligue o fogo e bata uma parte dele no liquidificador com as verduras todas, depois devolva à panela e misture. Por fim, é só colocar as folhas de jambu e servir com os acompanhamentos, como o camarão e a cebola picada.

 

Feijoada

Ingredientes

1 Kg de feijão preto

100 g de carne seca

70 g de orelha de porco

70 g de rabo de porco

70 g de pé de porco

100 g de costelinha de porco

50 g de lombo de porco

100 g de paio

150 g de linguiça portuguesa

2 cebolas grandes picadinhas

1 maço de cebolinha verde picadinha

3 folhas de louro

6 dentes de alho

Pimenta do reino a gosto

1 ou 2 laranjas

40 ml de pinga

Sal se precisar

 

Modo de Preparo

Coloque as carnes de molho por 36 horas ou mais, vá trocando a água várias vezes. Coloque para cozinhar passo a passo, primeiro as carnes duras, em seguida as carnes moles. Quando estiver mole, coloque o feijão, e retire as carnes. Finalmente tempere o feijão. Sirva com couve, arroz branco, laranja e farofa.

 

Pão de queijo

Ingredientes

1 lata de creme de leite sem soro (200 ml)

1 copo (requeijão) de queijo ralado (parmesão e muçarela)

1 copo (requeijão) de polvilho doce

 

Modo de preparo

Retire o soro do creme de leite e misture em uma tigela com o polvilho. Depois, acrescente os queijos ralados. Mexa a massa com as mãos até virar uma massinha bem lisa (se estiver grudando nas mãos, coloque mais polvilho). Faça bolinhas de pão de queijo e coloque em uma forma untada com manteiga. Coloque no forno por cerca de 20 minutos ou até dourar. Está pronto.

 

Baião de Dois

Ingredientes

2 xícaras de chá de arroz

2 xícaras de chá de feijão de corda

1/2 xícara de chá de manteiga de garrafa

200g de queijo de coalho

1 pimenta de cheiro amarela

1 pimentão verde picadinho

Salsinha picadinha

Coentro picadinho

1 cebola grande picada

4 dentes de alho picados

 

Modo de Preparo

Cozinhe o feijão somente na água e sal. Cozinhe o arroz normalmente, de forma que fique branco e soltinho. Aqueça uma frigideira grande e coloque a manteiga. Frite o pimentão, a cebola e por último o alho. Coloque o cheiro verde e em seguida o feijão sem o caldo. Deixe refogar um pouco. Acrescente o arroz, misture bem e adicione 2 conchas do caldo do feijão. Rale aproximadamente meia xícara do queijo e o restante, corte em lascas e acrescente à mistura na frigideira. Vá misturando tudo delicadamente de modo que os ingredientes se incorporem e fique bem úmidos. Sirva em uma travessa de barro, salpique com cheiro verde e o queijo que você ralou. Sirva em seguida com paçoca ou carne de sol.

 

Virado a Paulista

Ingredientes

3 xícaras de chá de feijão carioca cozido
50g de bacon picado
1 cebola picada em pedaços grandes
1 dente de alho picado
Polpa de 1 tomate picado
1/2 xícara de chá de farinha de mandioca
1/2 xícara de chá de farinha de milho
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite

 

Modo de preparo

Bata metade do feijão no liquidificador e junte com a outra metade e reserve. Refogue a cebola, o bacon, e o alho até amolecer. Junte o tomate e refogue mais um pouco. Acrescente o feijão e refogue até incorporar todos os temperos. Adicione aos poucos a farinha de mandioca e milho mexendo até dar o ponto desejado. Sirva com ovos fritos, banana à milanesa, arroz branco e bistecas suínas grelhadas.

 

Cocada

Ingredientes

400 g de coco fresco ralado grosso

2 ½ xícaras (chá) de açúcar

1 ½ xícara (chá) de água

¼ xícara (chá) de leite condensado

Óleo para untar

 

Modo de Preparo

Unte uma assadeira grande com óleo. Reserve. Numa panela, dissolva completamente o açúcar na água antes de levar ao fogo. Basta mexer até que o açúcar não esteja mais visível. Leve a panela ao fogo médio e não mexa mais a calda. Quando começar a ferver, passe um pincel com água na borda da panela, para retirar os cristais que se formam e não queimar as bordas. Deixe cozinhar até a calda ficar em ponto de fio médio. (Mergulhe uma colher, levante e verifique se forma um fio). Adicione o coco ralado à panela com a calda e misture bem com uma colher. A seguir, junte o leite condensado e continue mexendo até que a mistura comece a desprender do fundo da panela, como se fosse um brigadeiro. Desligue o fogo. Com uma colher de sopa, distribua colheradas de cocada sobre a assadeira untada. Deixe a cocada esfriar endurecer um pouco. Com a ajuda de uma espátula, retire as cocadas da assadeira e transfira para um prato. Sirva fria. Dica: se quiser outros sabores, basta adicionar na mistura, como maracujá, laranja, doce de leite, etc.

 

Brigadeiro

 

Ingredientes

1 lata de leite condensado

200g de chocolate meio amargo

100g de chocolate ao leite

1 e 1/2 colher de sopa de margarina

Chocolate em pó a gosto

 

Modo de preparo

Derreta a margarina em fogo baixo em uma panela. Misture o leite condensado e espere aquecer. A seguir, acrescente o chocolate meio amargo picado em pedaços pequenos. Espere derreter, sem parar de mexer para evitar que grude no fundo da panela. Mantenha no fogo de três a cinco minutos, sempre mexendo. Retire do fogo e siga mexendo, até sentir a mistura engrossar. Espere esfriar, fora da geladeira. Depois de frio, acrescente o chocolate ao leite picado em pedaços pequenos e misture. Despeje em recipientes menores e leve à geladeira por cerca de uma hora. Quando for servir, basta polvilhar com o chocolate em pó.

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Concordo que meu comentário será aprovado por um administrador da página