Entenda tudo sobre a doença e como prevenir
Comemorado no dia 8 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol tem o intuito de alertar sobre os riscos da doença e conscientizar a população sobre a prevenção.
Popularmente conhecido como colesterol ruim, o LDL elevado em nosso organismo pode favorecer a ocorrência de infarto, além da insuficiência cardíaca e outros problemas cardiovasculares.
O colesterol é um tipo de lipídio (gordura) que está presente na estrutura de membranas celulares e também é usado para produção de hormônios, sendo assim, é fundamental para que nosso organismo funcione de forma normal, porém é necessário estar em níveis adequados.
“Produzimos a maior parte do colesterol que é necessário, a outra parte deve ser consumida através da alimentação. Quando ingerimos grandes quantidades de alimentos ricos em gorduras, o fígado acaba produzindo mais colesterol que o necessário, sendo que o nível de colesterol elevado é denominado dislipidemia”, explica a nutricionista da Sapore, Gabriela Evenina Araujo Caldas.
O colesterol total é dividido em três frações, sendo o LDL, HDL e VLDL.
Colesterol ruim - LDL (proteína de baixa densidade) é uma lipoproteína conhecida popularmente como colesterol ruim, pois pode se acumular nas paredes das artérias, dificultando o fluxo sanguíneo para órgãos essenciais, como: coração e cérebro, aumentando o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Colesterol bom - HDL (proteína de alta densidade) é uma lipoproteína conhecida popularmente como colesterol bom e tem como principal função transportar o colesterol LDL das artérias para o fígado, sendo quebrado e excretado. Por ter essa função, os níveis saudáveis de HDL podem proteger contra os malefícios de doenças cardiovasculares.
A terceira fração do colesterol é conhecida como VLDL (proteína de muito baixa densidade) e tem como principal função transportar as triglicérides. As partículas de VLDL sofrem transformações liberando as triglicérides que serão usadas como fonte de energia ou armazenadas no tecido adiposo.
Para controle e prevenção do colesterol é indicado uma dieta com hábitos alimentares saudáveis. O consumo de gordura deve ser controlado, priorizado a ingestão de alimentos ricos em ômega 3, como o salmão, sardinha, anchova, atum, semente de chia e nozes. Além disso, o consumo de fibras e de água são fatores importantes.
Evite:
É possível adequar a dieta fazendo escolhas assertivas, sendo assim, procure por alimentos in natura, carnes magras, leite e iogurtes desnatados e prefira preparações cozidas, assadas, ensopadas ou grelhadas.
Alguns exemplos são: