O dia 16 de outubro é considerado o Dia Mundial da Alimentação e traz, além da conscientização sobre o consumo de alimentos saudáveis, aplicar a sustentabilidade nas refeições para evitar o desperdício e contribuir com o meio ambiente.
Sim. É importante acrescentar opções naturais nas refeições, como: vegetais, hortaliças e frutas, sempre avaliando se esses alimentos podem ser 100% aproveitados para reduzir o desperdício.
Usando a criatividade e mudando os hábitos na hora de cozinhar, pode-se utilizar casca de algumas frutas e vegetais, talos de hortaliças e até sementes para criar novas receitas, tendo o aproveitamento integral dos alimentos e explorando novos sabores.
Você sabia?
As partes de alguns alimentos que, geralmente descartamos, possuem nutrientes que contribuem com a nossa saúde!
Abóbora: podemos aproveitar a polpa, casca e as sementes!
Casca: lave bem, corte em formato de “chips”, tempere da maneira que preferir e asse no forno ou na air fryer
Sementes: lave e deixe secar, em seguida, adicione sal e transforme em snacks! (você pode colocar para assar também)
Polpa: faça um delicioso purê! (válido adicionar frango desfiado ou carne moída)
Batata: use a casca para fazer salgadinhos! Lave bem, tempere da maneira que preferir e coloque para assar até que elas estejam bem crocantes!
Casca de ovo: pode ser usada para que as plantas fiquem mais bonitas e saudáveis. Para isso, é só colocar as cascas em um liquidificador ou triturador e depois adicioná-las à terra em que a planta estiver.
A casca de ovo é rica em cálcio!.
Cebola: a casca rende um caldo de sabor incrível! Lave bem, antes de preparar!
Laranja: a casca se torna um doce incrível quando é cristalizada, além disso, também pode ser usada para fazer chá trazendo benefícios para nossa saúde!
Abacaxi: a polpa pode ser usada para fazer sucos, doces e ser consumida in natura. A casca, após ser bem levada, pode ser fervida e se transformar em um delicioso chá. Além disso, é possível usar o bagaço que sobra na peneira quando fazemos o suco de abacaxi para acrescentar à tradicional receita de beijinho!
Curiosidade: a água usada no cozimento de legumes concentra vitaminas hidrossolúveis, sendo assim, é possível aproveitá-la para preparar o arroz, purês e até gelatina!
Benefícios:
Ingredientes:
Preparo:
Pique a cebola e o alho, em seguida, refogue na manteiga. Adicione as cascas de banana e refogue por alguns minutos.
O próximo passo é adicionar a farinha de mandioca e os temperos de sua preferência. Mexa tudo até ficar bem quentinho e finalize com a salsinha picada!
Ingredientes:
Preparo:
Descasque a laranja e corte a casca em pedaços pequenos. Em uma chaleira, coloque as cascas, água e leve para ferver por três minutos. Coe e adoce da maneira que preferir!
Ingredientes:
Preparo:
Primeiro passo é pré-aquecer o forno a 200°C. Em seguida, lave bem as cascas da batata e seque com papel toalha. É importante que as cascas estejam bem secas!
Faça tiras longas e tempere com azeite, sal e pimento-do-reino. Distribua as cascas em uma assadeira e leve ao forno. Os chips devem ficar prontos em torno de 20 minutos, a depender da potência de cada equipamento.
É importante que eles estejam dourados e bem crocantes.
Com informações de: https://verdesmarias.eco.br/microrrevolucao/farofa-de-casca-de-banana/