A certificação ISO 9001 é uma das certificações mais importantes do ambiente corporativo. Um padrão internacional que estabelece os requisitos para um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) eficaz em uma organização. A importância desta certificação está na melhoria dos processos internos, além de oferecer mais credibilidade à reputação da empresa.
Ao aderir às normas estabelecidas pela ISO 9001, as empresas demonstram maturidade e confiabilidade com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, bem como a eficiência de todo o processo de desenvolvimento. Há mais de 30 anos no mercado, a Sapore é certificada ISO 9001 desde 1998.
Ao longo dessa trajetória, a multinacional genuinamente brasileira passou por diversas auditorias de manutenção da ISO, reafirmando e garantindo seu compromisso com a qualidade e a excelência em seus serviços.
Em entrevista, Patrícia Dias Barbosa Lopes dos Santos, Gerente de Qualidade da Sapore, compartilha um pouco mais sobre essa jornada de conquista da ISO 9001:2015 e como a certificação contribui para uma gestão de qualidade eficaz na empresa.
Confira abaixo:
Pergunta: Desde quando a Sapore possui a certificação ISO 9001?
Resposta: Nós possuímos a certificação ISO 9001 desde 1998. Em 2015, a versão da norma mudou, e nós nos adaptamos à nova versão, a ISO 9001:2015. Este ano passamos pelo processo de recertificação, que ocorre a cada três anos.
Pergunta: Como foi o processo de recertificação deste ano?
Resposta: O processo de recertificação é bastante detalhado. Este ano, a auditoria levou uma semana inteira, com visitas à Motorola, BMW em Manaus, e à nossa sede. A auditoria foi conduzida pela DNV, uma certificadora muito respeitada. Todos os nossos processos foram avaliados, e, além disso, pedimos para validar nosso plano APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).
Pergunta: Pode explicar o que é o APPCC?
Resposta: O APPCC é uma metodologia que usamos para identificar e controlar perigos significativos em nossa operação, garantindo a segurança dos alimentos. Por exemplo, a desinfecção de hortifrúti é um ponto crítico de controle; se não for feita corretamente, as bactérias não serão eliminadas e poderão causar problemas. Monitoramos e registramos todos esses pontos críticos para assegurar que estamos controlando os riscos adequadamente.
Pergunta: Quais foram os principais motivos para buscar a certificação ISO 9001?
Resposta: Entre os valores da Sapore está a Qualidade de produtos e serviços para garantir qualidade de vida, e a certificação ISO 9001 é reconhecida mundialmente e demonstra que temos um sistema de gestão da qualidade maduro e eficaz, por isso, faz total sentido trabalharmos para garantir a melhoria contínua dos nossos processos.
Pergunta: Apenas a Sede da Sapore é certificada?
Resposta: Atualmente, além da nossa Sede temos unidades certificadas, contribuindo para os objetivos e requisitos de nossos clientes que também consideram a ISO 9001:2015 um requisito importante.
Pergunta: Quais são os impactos e benefícios da recertificação para a Sapore?
Resposta: A recertificação traz mais segurança e confiança para os nossos clientes e fornecedores. que podem contar com uma empresa com um sistema de gestão robusto e validado.
Pergunta: Como é realizada a auditoria de recertificação?
Resposta: Todo ano, passamos por uma auditoria externa realizada pela DNV. E também por auditorias internas anuais para identificar melhorias. Durante a auditoria de recertificação, todos os processos são revisados, e a auditoria é feita por amostragem, auditando algumas unidades específicas a cada ano.
Pergunta: Quem são os responsáveis internos pela manutenção da certificação?
Resposta: A alta direção, representada na auditoria pela Diretora de Suprimentos, Maike Raiter , é responsável por fornecer os meios necessários para manter a certificação. Além disso, cada diretor e gerente é responsável por sua área específica, como RH, suprimentos, financeiro, jurídico, entre outros, garantindo que todos os critérios da ISO sejam atendidos.
Com um compromisso sólido com a qualidade e a excelência, a Sapore demonstra que a certificação ISO 9001 não é apenas um marco, mas uma prática contínua de melhoria e eficiência.
A recertificação recente reafirma a maturidade do sistema de gestão da qualidade da Sapore e sua dedicação em oferecer serviços de alta qualidade, assegurando a confiança de clientes e fornecedores. Esta conquista é resultado do trabalho incansável de toda a equipe, liderada pela alta direção, que mantém a Sapore como referência no setor.