A Sapore é uma empresa comprometida com o comportamento ético, atuando no desenvolvimento econômico e beneficiando a sociedade e a todos que participam direta ou indiretamente de nossos negócios. Pensamos de forma humanizada e respeitamos o ambiente de trabalho e a cidadania.
Seguindo a filosofia da frase: “melhor que dar o peixe é ensinar a pescar”, em 2012, foi fundada a Associação Daniel Mendez, uma Organização de Sociedade Civil (OSC) que executa projeto de integração usando a metodologia Pescar. A Associação oferece a jovens de 16 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social, serviços e medidas sócio educativas que permitem o desenvolvimento pessoal e profissional. As disciplinas ofertadas auxiliam os adolescentes no futuro profissional e estabelecem direções que contribuem no trabalho em equipe, marketing pessoal e cidadania. O projeto também aborda tópicos como autoconhecimento e inteligência emocional. A iniciativa também possibilita o contato dos alunos com outras áreas, como Meio Ambiente, Ecologia, Comunicação, Tecnologia, Empreendedorismo e Ambiente de Trabalho. O Projeto é sinônimo de compromisso com um mundo melhor.
Com o objetivo de contribuir para a transformação e o desenvolvimento da sociedade, investimos em projetos que visam a educação ambiental, a cultura, o esporte e o desenvolvimento social. As contribuições vão desde apoio financeiro para causas sociais até campanhas de conscientização aos colaboradores.
O projeto reúne jovens, de 17 a 24 anos, que vivenciam aulas teóricas e práticas de gastronomia e autodesenvolvimento para preparação ao mercado de trabalho. Para concluir o ciclo das oficinas, o projeto realizou uma competição final, com a turma de Embu das artes, no Grand Hyatt São Paulo, onde os participantes apresentaram um menu completo para chefs e donos de restaurantes que possuem vagas de emprego, dentre eles, a Sapore.
Há mais de 15 anos, a Sapore trabalha em parceria com o evento Teleton, a maratona televisiva da emissora SBT para mobilizar a sociedade em prol da causa da pessoa com deficiência física, contribuindo assim, com a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Temos orgulho de colaborar todos os anos com a doação de mais de 5.000 refeições para toda equipe que trabalha no programa, incluindo os funcionários e voluntários. O Teleton é transmitido por mais de 24 horas de programação compartilhando histórias de pacientes e arrecadando doações para que o trabalho realizado pela AACD continue sendo executado, a fim de ajudar os assistidos e suas famílias. Nós acreditamos que pequenas atitudes podem transformar vidas e, nosso princípio nunca mudou, gostamos de fazer a diferença na vida das pessoas.
Produção de livros humanísticos de fine art, de portal com vídeos e de uma série de palestras educativas em escolas, com o objetivo de resgatar o patrimônio histórico cultural de povos tradicionais a partir das memórias e identidades contidas em sua culinária, desde os processos de plantio, obtenção e trato dos ingredientes até o preparo e os costumes à mesa.
Com a preocupação de acolher pessoas internadas por Covid-19 e outras patologias, o projeto propõe conectar, de forma virtual, pacientes e familiares no período de internação. Através dessa ação, também é possível minimizar o sofrimento das famílias devido à impossibilidade de realizar visitas físicas.
Nos preocupamos com a saúde e bem-estar dos colaboradores e clientes, por isso, todos os anos realizamos campanhas sociais para incentivar e conscientizar o público interno e externo a desenvolver novos hábitos em prol da qualidade de vida.
A Sapore respeita e entende a responsabilidade com o meio ambiente e, assim, atua na gestão dos impactos ambientais, buscando controlar efluentes, geração de resíduos e a reciclagem dos materiais. Oferecemos refeições produzidas com alimentos orgânicos, livre de produtos agrotóxicos e cultivados de forma natural. Todas as nossas ações sustentáveis são guiadas com o propósito de garantir o bem-estar dos consumidores e do meio ambiente.
Prezamos pela qualidade de todos os produtos e, pensando nisso, em outubro de 2019, inauguramos a primeira horta 100% orgânica que abastece restaurantes da unidade da siderúrgica Gerdau, em Ouro Branco (MG). O projeto “Da horta para a mesa” tem a proposta de promover alimentação mais saudável e sustentável beneficiando mais de 5 mil colaboradores do cliente Gerdau. Com o cultivo da nossa própria horta, promovemos a sustentabilidade, diminuímos o impacto ambiental e fornecemos alimentos mais saudáveis, trazendo sabor e qualidade à mesa do consumidor.
Em fevereiro de 2021, fizemos uma parceria com a empresa Suzano Papel e Celulose, cliente Sapore, para implantar um projeto que oferece produtos orgânicos nas refeições servidas na unidade. A Sapore passou a ter entre os fornecedores a Cooperativa de Agricultura Mista do Alto Tietê (CAMAT) formada por moradores de Salesópolis, sede da organização. Dessa maneira, nós estimulamos o desenvolvimento econômico das comunidades do Alto Tietê e garantimos mais saúde e bem-estar aos colaboradores da Suzano Papel e Celulose. São cerca de 15 itens fornecidos pela CAMAT que já representam quase 38% do que é usado na preparação das refeições produzidas pela Sapore na unidade Suzano. Alimentos como legumes, frutas e verduras são cultivados sem uso de agrotóxicos e a iniciativa vem ao encontro dos valores da Sapore em ofertar alimentos de qualidade aos consumidores. Cerca de 68% da couve-mineira consumida na feijoada ou na salada, por exemplo, vem das hortas da cooperativa. Além disso, os produtores são orientados sobre o processo de higienização dos alimentos, como devem ser embalados e também sobre a logística de entrega e preparação da documentação fiscal.
Seguindo os nossos pilares de ESG, vamos atuar cada vez mais na redução do impacto das nossas ações ao meio ambiente, diminuindo o consumo de plástico em nossas operações.
Por isso, iniciamos a substituição dos copos descartáveis de uso único por copos retornáveis em nossa sede e em nossas unidades.
Sabe qual é o impacto disso?
Em 2024 deixaremos de descartar 8.000.000 de copos plásticos por mês.
Se colocados enfileirados, daria 744.000 metros, o que equivale a quase 24.800 Cristos Redentores empilhados.
E o que isso significa?