Saiba quais alimentos podem auxiliar na readaptação de pessoas que perderam olfato e paladar

O dia 25 de julho é considerado a data oficial da descoberta do umâmi. Se você nunca ouviu esse termo, nós vamos te explicar.

O nosso paladar é capaz de identificar 5 gostos, sendo: salgado, doce, amargo e azedo, mas qual seria o 5° “sabor”? O umâmi. Ele foi descoberto em 1908, pelo pesquisador japonês Kikunae Ikeda, porém, somente em 2000, estudiosos da Universidade de Miami confirmaram a presença desse outro receptor presente em nossa língua. 

Existem alimentos que despertam esse “gosto”, sendo eles: o tomate, carnes, peixes, milho, queijos e cenoura. O fato curioso é que o umâmi faz com que haja mais produção de saliva para facilitar a deglutição, além de diluir os aromas dos alimentos e contribuir com a aceitação alimentar. 

O elemento principal do chamado “quinto gosto” é o aminoácido glutamato (sal sódico) presente em alimentos de origem animal. Contudo, outras substâncias, como os nucleotídeos inosinato e guanilato, também fazem parte do umâmi e estão presentes em vegetais e fungos.  

Como a introdução desses alimentos auxiliam na readaptação de indivíduos que perderam o olfato e paladar em decorrência da Covid-19? 

Dois dos sintomas mais comuns do Coronavírus são as perdas de olfato e paladar. Muitos pacientes, no entanto, demoram dias e até meses para recuperar os dois sentidos. Nos serviços alimentares oferecidos pela Gran Vidas Sapore no segmento da Saúde existe a introdução de alimentos umâmis visando estimular a aceitação alimentar, já que muitos pacientes perdem o apetite por não sentirem o sabor da comida.  

“Para isso, diversificamos os alimentos em nossos cardápios, incluindo comidas dos cinco gostos reconhecidos pelo nosso organismo, isso tem contribuído na recuperação dos sentidos. Boas opções para oferecer ainda mais conforto ao paciente foi a introdução na oferta alimentar de limão na água, chá de ervas, como o boldo para o amargor, introdução de ervas aromáticas e diversificadas. As comidas umâmia têm o efeito de produzir mais saliva e ajuda na melhoria da aceitação alimentar”, explica Maria Regina de Menezes, gerente de Desenvolvimento Técnico da Sapore.  

Toda oferta da Sapore é feita pensando no bem-estar e saúde de cada pessoa. 

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Concordo que meu comentário será aprovado por um administrador da página

Assuntos relacionados